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  • Patrícia Oliveira

Mulheres Taoistas - Nǚwā 女媧 e os Pilares do Céu.


Embora a civilização chinesa antiga se baseie em uma cultura patriarcal, desde os seus primórdios temos figuras femininas, míticas ou históricas, que foram fundamentais na formação do Taoismo (Dào jiā道家).

É importante salientar que, mesmo consideradas míticas, essas histórias provavelmente foram baseadas em figuras, líderes tribais da pré-história, que existiram realmente e foram perpetuados nas transmissões orais até o surgimento da escrita.

Considerada a mãe da cultura chinesa, criou a humanidade. É irmã e esposa de Fúxī 伏羲, o Primeiro Imperador e Juntos, segundo a tradição Taoista, e lhes deixaram as primeiras regras sociais, de agrimensura e calendário.

Quando a humanidade estava ameaçada, pela queda do Céu foi Nǚwā 女媧 que reparou o Céu e salvou sua criação.

No livro 淮南子 Huáinánzi é assim relatada a reparação do Céu:


淮南子huáinánzi

覽冥訓lǎn míng xùn

九- 往古之時,四極廢,九州裂,天不兼覆,地不周載,火爁炎而不滅,水浩洋而不息,猛獸食顓民,鷙鳥攫老弱,於是女媧煉五色石以補蒼天,斷鼇足以立四極。殺黑龍以濟冀州,積蘆灰以止淫水。蒼天補,四極正,淫水涸,冀州平,狡蟲死,顓民生。


Jiǔ - Wǎng gǔ zhī shí, sì jí fèi, jiǔ zhōu liè, tiān bù jiān fù, dì bù zhōu zài, huǒ làn yán ér bù miè, shuǐ hào yáng ér bù xī, měng shòu shí zhuān mín, zhì niǎo jué lǎo ruò, yú shì nǚwā liàn wǔ sè shí yǐ bǔ cāng tiān, duàn áo zú yǐ lì sì jí. Shā hēi lóng yǐ jì jì zhōu, jī lú huī yǐ zhǐ yín shuǐ. Cāng tiān bǔ, sì jí zhèng, yín shuǐ hé, jì zhōu píng, jiǎo chóng sǐ, zhuān mín shēng.


"9 - Voltando aos tempos antigos, os quatro pilares (do Céu) estavam danificados; as nove Divisões (Celestes) estavam em farrapos. O céu não cobria completamente a Terra e a Terra não consegui sustenta-Lo. Incêndios brotavam fora de controle e não podiam ser extintos; a água inundava grandes extensões e não recuava. Animais ferozes comiam pessoas simples; aves de rapina agarravam os idosos e os fracos. Nǚwā 女媧, então, fundiu pedras de cinco cores para remendar o firmamento, utilizou as patas da grande tartaruga para montar os quatro pilares, matou o dragão negro para fornecer alívio para os seres das (9) Divisões (Celestes); empilhou juncos. e barro para controlar as águas revoltas. O Firmamento estava consertado; os quatro pilares estavam perfeitos; o excesso de água estava drenado; as 9 Divisões (Celestes) estavam em Paz; os parasitas estavam mortos; pessoas simples [preservavam suas] vidas".

As pedras das cinco cores é uma referência os Cinco Movimentos que, por sua vez se manifestam nos dez Troncos Celestes da Astrologia Chinesa. Cada Elemento possui um tronco Yīn e um tronco Yáng:

Hanzi Pinyin Abreviatura / polaridade

甲 Jiǎ T I / Madeira Yang

乙 Yǐ T II / Madeira Yin

丙 Bǐng T III/ Fogo Yang

丁 Dīng T IV/ Fogo Yin

戊 Wù T V/ Terra yang

己 Jǐ T VI/ Terra Yin

庚 Gēng T VII/ Metal Yang

辛 Xīn TVIII/ Metal Yin

壬 Rén T IX / Água Yang

癸 Guǐ T X/ Água Yin


A Tartaruga possui o casco redondo, aparentando a Abóbada Celeste e a barriga plana como a Terra. Suas quatro patas por si só já seriam os pilares que segurariam os Céus.


No Taoismo o Céu possui nove partições, que o Mestre taoista Yáng Xióng 揚雄 (53 a.C. a 18 d.C.), assim descreveu:


太玄經 - Tài Xuán Jīng

太玄數 - Tài Xuán Shǔ

九天:一為中天,二為羡天,三為從天,四為更天,五為睟天,六為廓天,七為減天,八為沈天,九為成天.


Jiǔtiān: Yī wéi zhōng tiān, èr wèi xiàn tiān, sān wèi cóng tiān, sì wèi gèng tiān, wǔ wèi suì tiān, liù wèi kuò tiān, qī wèi jiǎn tiān, bā wèi chén tiān, jiǔ wéi chéng tiān.


"Os nove Céus: o primeiro é o zênite (zhōngtiān); o segundo é o Céu Admirável (xiàntiān); o terceiro é o Céu Passado (cóngtiān); o quarto é o Céu mais adiente (gèng tiān); o quinto é o Céu Brilhante (suìtiān); o sexto é o Grande Céu Aberto (kuòtiān); o sétimo é o Céu Diminuto (jiǎntiān); o oitavo é o Céu Profundo (chén tiān); o nono é o Céu Eterno (chéngtiān)".


A contenção das águas também remontam os primórdios da civilização chinesa e o trabalho de prevenção dos danos das inundações do Vale do Rio Amarelo.


Em breve escreveremos sobre outras Taoístas.


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