top of page
Buscar
  • Patrícia Oliveira

Ano novo chinês e o Tài Suì 太歲

No Próximo dia 5 de fevereiro será o Ano Novo do calendário chinês.


O planeta Júpiter (Tài Suì 太歲 em chinês antigo) faz uma volta ao redor do sol em aproximadamente 11,86 anos terrestres, ao dividir seu percurso por 12, os astrônomos chineses determinaram os 12 zodíacos de seu calendário. Estes também são os 12 Ramos Terrestres.


O dia em que o Tai Sui transita de uma seção para outra na esfera celeste, é o dia Lì Chūn 立春 ou Início da Primavera, que marca as festividades do Ano Novo chinês.


Combinando os 10 Troncos Celestes com os 12 Ramos Terrestres temos um ciclo de 60 combinações, que é o Ciclo completo do Calendário Chinês; 2019 será a 36ª combinação (jǐ Hài 己亥 - Terra e Água Yīn).


General Xiè Tài
http://www.sohu.com/a/279739044_100202550

General Xiè Tài, protetor taoista de 2019.



Posteriormente cada ano desse Ciclo foi atribuído a Ser Celestial que, em vida, foram generais destacados e, após suas mortes, foram elevados a condição de auxiliares do Imperador de Jade (Yù Huáng Dádì 玉皇大帝).


O ano de 2019 (36º ano do Ciclo) é guardada por Jǐhài Tàisuì Xiètài Dàjiāngjūn 己亥太歲謝太大將軍, que foi um general que viveu na Dinastia Ming e ganhou fama por sua honestidade e integridade moral.


Conta a lenda que ele encontrou um valor em dinheiro perdido na estrada. Cobriu o dinheiro com sua capa e esperou todo o dia pelo dono. Como não apareceu ninguém, a noite ele foi para casa, e escondeu o dinheiro em casa.


No outro dia voltou para o mesmo lugar. Algum tempo depois apareceu cavaleiro correndo e aparentemente muito perturbado. Quando Xiè Tài perguntou porque a pressa o cavaleiro relatou a perda de um valor na estrada.


O General o convidou para sua casa, e lá, devolveu o valor perdido.


O cavaleiro agradeceu chorando, pois o dinheiro transportado pertencia ao seu patrão e provavelmente ele perderia a vida e, agradecimento, ofereceu dividir metade do valor com o General.


Xiè Tài se recusa a aceitar o dinheiro.


O proprietário, ao saber do ocorrido, decide transmitir as boas ações de Xiè Tài ao governo, mas Xiè Tài diz que isso não é necessário. Sendo um homem humilde, ele só quer fazer a coisa certa e criar seus descendentes da mesma maneira - sempre praticando honestidade e retidão.


Nesse ano atitudes desonestas e criminosas serão mais severamente combatidas.



Amuleto Taoista do General Xiè Tài para o ano de 2019.

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page